domingo, 7 de junho de 2009

Belém 2014: O fiasco que saiu caro!

Meu, pra começar esse blog resolvi falar de uma coisa que certamente encafifou a cabeça de muito belenense esta semana: o fiasco da candidatura de Belém a Copa do Mundo de 2014! Hoje mesmo, lendo uma reportagem interessante no Liberal (que é um jornal de elite que noticia justamente aquilo que a elitizada quer ver) eu pude ter uma noção melhor das consequências da atrapalhada campanha: O Pará deixa de abocanhar 5 bilhões de reais em turismo, deixa de gerar mais de 100 mil empregos, e as lojas deixam de ter um faturamento de 50% ao ano! Meu, isso quer dizer que neste momento a fila dos desempregos de Belém, os lojistas e os empresário no geral estão fulos da vida com a nossa Governadora e sua corja.
Ninguém aqui é ingênuo! Todos sabemos do ganho político de uma Copa do Mundo em um país e, principalmente, na região em que está sendo cediada as partidas! Isso significa releição para alguns, desvios de verbas para outros, e no final, é a imagem do Brasil é que ficará em jogo. Cada evento mundial que é cediado neste país é tratado meticulosamente com cuidado, porque todos sabem que hoje em dia a imagem é tudo e que a propraganda é a alma do negócio!
O estado do Pará saiu num preju danado!! Além de amargar essa derrota, que para muitos era improvável, ainda vai ver de camarote o estado do Amazonas se modernizando cada vez e sua cidade, Manaus, roubando de Belém o título de "A Capital da Amazônia"! Que sufoco!
E por falar em Manaus, me dá ódio! Depois dessa Copa de 2014, esse mega estádio que é o projeto mais caro de reforma de estádios (pelo menos na maquete) vai ser fadado ao ostracismo total. Venhamos e convenhamos: Amazonas tá mais pra Boi Caprichoso e Garantido do que pra partidas de futebol e clássicos como o nosso RExPA! Isso me dá até dor de cabeça!
Mas enfim! Não quero ser um mal perdedor! E pra deixar claro a inexistência de mágoas, mando minhas congratulações ao pessoal de Manaus! E fingirei também que isso tudo não fede com um pregador de roupas fincado em meu nariz! Hahaha!
Pois bem: esse fiasco vai sair mais caro que a maquete de reforma do Mangueirão. Vai render em parcerias políticas dissolvidas, uma eleição perdida e um povo simplesmente de queixo caido e incrédulo pelo fato de Belém não ter sido escolhida como sub-sede da Copa!
Lembrei agora de algo: dando uma zapeada na tv de casa, vi o programa bola na rede da RedeTV!. Nele havia justamente uma reportagem acerca da escolha das sub-sedes do Brasil. E ao final de tudo, Ronaldo (ex-goleiro do Corinthians) solta uma coisa curta e grossa: " O Brasil vai ganhar essa bolada, mas duvido que ela vai ficar nos cofres públicos e vai servir para melhorar setores carentes de nossa sociedade como saúde, transporte, segurança...Pelo preço dos projetos e devido a ganância de alguns, acho isso inviável!" Gol de placa do goleiro! Hahaha.
E não pensem vocês que isso ia ser diferente para cá e que a Ana Júlia ou o Simão Jatene iriam olhar para estes setores e injetar dinheiro nos mesmos. Ofir Loyola e HSM que se danem, diriam! O negócio é investir na publicidade. Do estado e própria!
Lendo o blog da minha competente colega Talita do Vale (talitalita) e escutando comentários gerais pelas ruas, o que posso dizer é o seguinte: PERDEU MALANDRO, PERDEU! hahaha! Só espero que as obras que estavam sendo destinadas a Copa como a ampliação da João Paulo II e a nova rota do escoamento para o Val de Cães não fiquem pela metade, porque aí a situação vai ficar piriquitante, com licença da exprssão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário